Unidades/Serviços
UCSP Alvito, Cuba e Vidigueira
Domínios
Cuidados de saúde, Prevenção da doença, Promoção da saúde, Literacia em saúde
Descrição Sumária
O projeto “Maternagem – Cuidar do Cuidado Materno” foi criado para apoiar mulheres grávidas e puérperas que enfrentam dificuldades na transição ao papel parental. O objetivo do projeto é promover a saúde mental durante a gravidez, parto e pós-parto. A equipa multidisciplinar de profissionais de saúde identifica problemas como burnout, stress e comportamentos autodestrutivos nessas mulheres durante as consultas de saúde materna ou puerpério, mediante a aplicação de instrumentos de avaliação como escalas e questionários validados. Se o score final da escala de Edimburgo indicar que a utente precisa de cuidados individualizados será agendada uma consulta com a ESMO para gerir competências parentais e será feito um reencaminhamento da situação para a equipa da saúde familiar.
População Alvo
Utentes grávidas e/ou puérperas inscritas nas UCSP dos concelhos de Cuba, Alvito, Vidigueira.
Objetivo Geral
Desenvolver a saúde mental de mulheres grávidas e puérperas em risco durante a gravidez, parto e pós-parto.
Objetivos Específicos
- Identificar grávidas e puérperas em risco de depressão;
- Aumentar o conhecimento sobre a depressão perinatal entre grávidas, puérperas e seus familiares;
- Estabelecer uma rede de articulação multidisciplinar entre os profissionais de saúde para garantir o acompanhamento integral das grávidas e puérperas em risco de complicações emocionais;
- Avaliar a eficácia das intervenções implementadas por meio da recolha e análise de indicadores quantitativos (taxas de adesão ao tratamento, redução de sintomas) e qualitativos (feedback das pacientes e profissionais de saúde sobre o impacto das intervenções).
Duração do Projeto
2025 com duração prevista de 5 anos
Avaliação
- Análise quantitativa dos indicadores e metas, pelos resultados das consultas de saúde materna e puerpério, pelos resultados da escala EPDS, registados em grelha Excel e intervenções registadas no Sclinico.
- Relatório do projeto a apresentar nas unidades onde é desenvolvido e enviado ao DSFC.
Parceiros
Departamento Psiquiatria da ULSBA para utentes referenciadas pelos médicos de família.
Financiamento
–